Uesb tem três chapas na disputa pela Reitoria para o próximo quadriênio; conheça os integrantes
Candidatos apresentam propostas até o dia 11 de abril sob regras de financiamento e proibição de uso de inteligência artificial
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) iniciou o período oficial de campanha eleitoral para a escolha da nova gestão da Reitoria e Vice-Reitoria. O processo eleitoral, que definirá o corpo diretivo da instituição para o quadriênio 2026-2030, segue com atividades de campanha autorizadas até o dia 11 de abril.
A Comissão Eleitoral homologou a inscrição de três chapas para a disputa, compostas por docentes que atendem aos requisitos estatutários, como possuir mais de cinco anos de serviço efetivo na universidade e titulação de mestrado ou doutorado. Os candidatos também assinaram um termo obrigatório comprometendo-se a respeitar o resultado das urnas e a recusar nomeações caso não obtenham o primeiro lugar na votação.
A numeração das candidaturas foi definida por sorteio. Os nomes que disputam a preferência da comunidade acadêmica são:
-
Chapa 1 - Uesb: Viva e Democrática: Composta por Maria Madalena Souza dos Anjos Neta (candidata a Reitora) e Daniel de Melo Silva (candidato a Vice-Reitor).
Maria Madalena Souza dos Anjos é graduada em Administração (Uesb) e Direito, mestre pela Ufba e doutora pela Universidade de Barcelona. Professora titular do DCSA/Uesb, atuou como pró-reitora de Extensão (2014-2018) e diretora do departamento em quatro mandatos. Integra o PPGES e o Nube, com atuação em ética, bioética, direito, saúde e violência.
Daniel de Melo Silva é farmacêutico, doutor em Química e Biotecnologia e professor da Uesb. Formado pela Unit, com mestrado e doutorado pela Ufal, atua desde 2010 no DCT (Jequié), na graduação, pós-graduação e residência em saúde. Já ocupou cargos de gestão acadêmica e foi diretor financeiro da Adusb (2025).
-
Chapa 2 - Cuidar Para Transformar: Composta por Robério Rodrigues Silva (candidato a Reitor) e Francislene Cerqueira de Jesus (candidata a Vice-Reitora).
Robério Rodrigues é professor pleno da Uesb e pesquisador do CNPq nível 1B, com mais de 230 artigos publicados. Foi pró-reitor da Proppi, diretor de Departamento e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ). Como pró-reitor, ampliou doutorados, fortaleceu programas de pós-graduação e captou recursos para ciência e infraestrutura.
Francys Cerqueira é professora adjunta da Uesb, doutora em Educação. Pesquisa feminismo negro e educação antirracista, com forte atuação em ensino, pesquisa, extensão e diálogo com movimentos sociais. Integra o Grupo Oju Obírin, atuando em educação inclusiva e políticas para pessoas com deficiência. Foi diretora do DCHL de 2014 a 2016.
-
Chapa 3 - Uesb cada vez mais forte: Composta por Reginaldo Santos Pereira (candidato a Reitor) e Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves (candidata a Vice-Reitora).
Reginaldo Pereira é doutor em Educação (UFSCar), mestre (UFU) e pedagogo (Uesc). É pró-reitor de Graduação e professor titular da Uesb atuando no PPG em Educação e no DCHEL. Pesquisador com foco em Currículo, Práticas Educativas e Diferença, coordena o Grupo de Pesquisa Infância, Educação e Contemporaneidade (GPIEC/CNPq).
Cássia Brandão é doutora em Educação (Uneb/U.Minho-PT), mestra (Ufba) e pedagoga (Feba). Professora da Uesb, assessora acadêmica (Jequié) e conselheira do CEE/BA. Pesquisadora integrante do Núcleo Paulo Freire (Nepaf/Uesb) e do Grupo Docência Universitária e Formação de Professores (Dufop/Uneb).
Regras rigorosas de campanha e financiamento restrito
O Regulamento Eleitoral deste ano estabelece diretrizes rígidas visando a isonomia entre os concorrentes e o combate à desinformação. As campanhas devem ser financiadas exclusivamente com recursos próprios dos candidatos ou por meio de doações voluntárias de integrantes da própria comunidade universitária (discentes, docentes ou técnicos). É expressamente vedado o uso de recursos financeiros externos à instituição.
No ambiente físico e digital, o regulamento proíbe terminantemente:
-
O uso de veículos com aparelhos de sonorização (carros de som).
-
A utilização de meios de comunicação de massa para veiculação de matéria paga ou patrocinada.
-
A disseminação de mensagens de vídeo ou áudio produzidas por meio de Inteligência Artificial (IA).
-
O envio de disparos em massa de mensagens em redes sociais e aplicativos, especialmente para destinatários sem consentimento prévio.
Peso dos votos e cronograma final
A votação está agendada para o dia 15 de abril e ocorrerá presencialmente nos três campi da Uesb (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga).
A apuração adotará o critério estatístico de divisão de categorias. O sistema atribui o peso de 2/3 (dois terços) aos votos unificados da categoria dos servidores (somando docentes e técnico-administrativos) e 1/3 (um terço) aos votos da categoria dos estudantes. Estão aptos a participar do pleito os professores, servidores efetivos, contratados via Reda, ocupantes de cargos comissionados há mais de 10 anos e estudantes regularmente matriculados na graduação e pós-graduação, incluindo a modalidade a distância (EaD).
Após a contagem dos votos, os resultados passarão por prazos recursais e pela análise obrigatória da prestação de contas das chapas. A reunião do Conselho Universitário (Consu) para a homologação final do resultado ocorrerá no dia 4 de maio de 2026. O documento referendando a chapa vencedora será encaminhado ao Governador do Estado no dia 5 de maio, com a data de início dos novos mandatos marcada oficialmente para o dia 5 de junho de 2026.
*Fotos e informações dos candidatos foram disponibilizados pela Ascom da Uesb






