Ministério da Educação disponibiliza plataforma CadEJA para pré-matrículas na Educação de Jovens e Adultos
Sistema federal permite que estudantes com mais de 15 anos busquem vagas no Ensino Fundamental antes de se dirigirem às escolas
As matrículas para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinado a pessoas com mais de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental I ou II, seguem abertas. Para este período de matrículas, os interessados podem utilizar a plataforma CadEJA, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), para iniciar o processo de ingresso na rede de ensino.
De acordo com Elisabete dos Santos Silva, coordenadora da modalidade EJA no Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o portal federal atua como um canal onde o aluno registra o interesse na vaga e recebe as orientações para a matrícula.
A coordenadora avalia a ferramenta como um recurso para auxiliar na retomada da escolarização. "Trata-se de mais uma ferramenta para facilitar e incentivar o retorno aos estudos para quem, por algum motivo, não conseguiu finalizar durante a idade escolar", afirmou Elisabete.
O procedimento de pré-inscrição é realizado por meio do portal oficial do programa. O usuário deve preencher um cadastro informando o nome completo, o CPF e a data de nascimento.
Após a inserção dos dados e a especificação do estado e do município, o sistema exibe a lista de escolas locais que ofertam turmas na modalidade EJA. O aluno deve verificar qual unidade escolar fica mais próxima de sua residência e, em seguida, comparecer presencialmente ao local escolhido para efetivar a matrícula.
A Secretaria de Educação informou que há um procedimento padrão para eventuais lotações nas turmas. "Caso ali não tenha mais vagas, ele será informado e direcionado para a outra unidade mais próxima", explicou a coordenadora da Smed.






