Presidenciáveis iniciam campanha de 2026 com atos em redutos eleitorais

Fotos: Paulo Pinto e Fernando Frazão/ Agência Brasil
  • Júnior Patente
  • Atualizado: 17/08/2026, 08:34h

A campanha eleitoral para a Presidência da República começou oficialmente neste domingo (16), primeiro dia em que a legislação permite atividades de propaganda nas ruas. Os principais candidatos escolheram locais ligados à própria trajetória política ou considerados estratégicos para suas campanhas para marcar o início da disputa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, abriu a campanha em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, região onde iniciou sua trajetória política como líder sindical. O ato ocorreu no Estádio da Vila Euclides, espaço histórico para o movimento dos trabalhadores da região.

Durante o discurso, Lula convocou a militância para participar da campanha e destacou a necessidade de comparar as ações de seu governo com as administrações anteriores. Segurança pública, políticas sociais e soberania nacional também estiveram entre os temas abordados.

No Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PL) escolheu a Praia de Copacabana para o primeiro ato de sua campanha. O local foi palco de manifestações de apoio ao bolsonarismo nos últimos anos. Ao lado do candidato a vice, Alfredo Gaspar, familiares e apoiadores, Flávio defendeu o legado do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e apresentou propostas principalmente nas áreas de segurança pública e economia.

Entre as propostas apresentadas pelo candidato estão a redução da idade penal e medidas mais duras contra organizações criminosas, além da classificação de milícias e grupos ligados ao tráfico de drogas como organizações terroristas. Flávio também criticou a taxa básica de juros e defendeu cortes de despesas e cargos no governo.

Ronaldo Caiado (PSD) iniciou a corrida presidencial em Goiás, estado que governou até março deste ano. O candidato percorreu municípios do Entorno do Distrito Federal, como Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental, antes de encerrar a agenda em Luziânia.

Caiado direcionou críticas ao PT e afirmou que não apoiará Lula em um eventual segundo turno caso não esteja na disputa. O candidato também apresentou sua gestão em Goiás como referência para propostas relacionadas à segurança, saúde, educação e equilíbrio das contas públicas.

Romeu Zema (Novo) escolheu Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, para iniciar sua campanha. O ex-governador participou de uma missa e depois se reuniu com candidatos do partido ao Congresso Nacional. Em seu discurso, criticou o governo Lula e afirmou acreditar que chegará ao segundo turno, além de defender medidas nas áreas de segurança e combate à corrupção.

Outros candidatos também realizaram os primeiros atos de campanha. Renan Santos (Missão) esteve no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, enquanto Augusto Cury (Avante) iniciou a mobilização em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Pelo calendário eleitoral, a campanha nas ruas segue até 3 de outubro, véspera do primeiro turno. Os comícios estão autorizados entre 8h e meia-noite até 1º de outubro, conforme as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Comentários


Instagram

Facebook