Praça Nove de Novembro recebe ação sobre direitos das pessoas com deficiência
Atividade será realizada na terça-feira (29), das 9h às 11h, com apresentações culturais, serviços de saúde e ações de sensibilização
A Praça Nove de Novembro, no Centro de Vitória da Conquista, recebe na próxima terça-feira (29) uma ação alusiva ao Mês Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A atividade será realizada das 9h às 11h e é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Coordenação de Participação Social.
A programação contará com apresentações culturais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e painéis sensoriais, além de falas sobre os direitos das pessoas com deficiência. A iniciativa busca levar ao espaço público discussões sobre inclusão, acessibilidade e garantia de direitos, além de ampliar a participação da população no debate sobre a construção de ambientes mais acessíveis.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro. A data foi instituída pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e está relacionada à defesa da igualdade de oportunidades e dos direitos das pessoas com deficiência em áreas como educação, trabalho, saúde, acessibilidade e participação social.
A programação realizada em Vitória da Conquista integra as atividades desenvolvidas ao longo do mês e pretende reunir população e representantes do poder público para discutir as demandas relacionadas à inclusão e à participação das pessoas com deficiência nos diferentes espaços da sociedade.







