COM QUE LENTES VOCÊ ENXERGA O MUNDO?

Foto: IStock


Por Vanda Araujo

Considerar o trauma (ferida emocional) não se trata apenas do olhar sobre o que "aconteceu", mas sobre como você o vivenciou, trata-se de como seu sistema nervoso interpretou o trauma e IMPRIME ESSA VIVÊNCIA em seu corpo e mente.

Feridas emocionais são, quase sempre, dores internalizadas através de experiências da fase que fundamenta o resto da vida, a infância. 

Pois é, você APRENDEU com a vivência maneiras reativas de se comportar na vida. A proposta é encontrar a origem desse aprendizado, compreender o sentido que fez pra você na época, considerar se atende e te direciona para uma vida adulta saudável e irá percebendo que as lembranças, com o devido suporte emocional, não precisam ser evitadas ou temidas, mas reconhecidas e, aos poucos, aceitas como parte da tua história.

Sabe aqueles comportamentos que você não deseja ter, luta para “vencer” porque não gosta, se envergonha até e tenta disfarçar, esconder? 

Tem percebido que essa estratégia não funciona? Que a recusa em aceitar uma parte da realidade e vivê-la, não leva exatamente ao sucesso esperado. Que aparecem como reação nas situações mais inusitadas e te frustram, porque você achou haver superado?…

Tudo começa com a tua capacidade de colocar o óculos da permissão de tornar 

consciente o que rejeita em si, para que isso não se transforme em sintoma. Porque o não encarado desce para o nível do corpo e aparece como sintoma, obrigando a pessoa a viver e, apesar da resistência, a manifestar aquilo que rejeitou. 

Aprender sobre seu sistema nervoso é a chave para o autoconhecimento e a capacidade de dar novo sentido às experiências, cujas memórias ainda doem, porque ele afeta pensamentos, reações e a forma como você e eu nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

E você só muda o que reconhece em você. 

E tudo bem precisar de ajuda para essa jornada de autocura, que é se reencontrar com a tua essência.

Mas tudo começa com a tua capacidade de colocar o óculos que te convida a se olhar com a honestidade e o cuidado que só você pode se permitir e proporcionar.  

É possível desaprender! A neuroplasticidade (capacidade de readequação) do cérebro nos revela que mesmo as crenças mais profundamente enraizadas em nossos padrões de pensamento podem ser modificadas.

Então DESAPRENDER se torna uma das ferramentas mais poderosas para trocar as lentes com as quais enxergamos o mundo.

Desaprender as falas de "ordens" ou "previsões" de quem ou como você será, desapegar daquilo que não funciona mais para você ou que não mais se alinha com seus valores, te aproxima cada vez mais de quem você é.

Lembre-se sempre de que você pode escolher em quais verdades prestar atenção e quais você deve alterar, modificar ou descartar.

E então, com que lentes você enxerga o mundo? será que você precisa trocá-las?

Suas crenças estão alinhadas com quem você deseja ser ou vão contra o seu propósito de vida?

---------------------------------------------------------------

 

Sobre a autora: Eu sou Vanda Araujo (abreviatura, viu?!). Sou graduada em Psicologia, especialista em Terapia Familiar Sistêmica, com formação em Terapia Comunitária Integrativa e em Análise Corporal.  Atendo adultos (individual e casal) de forma predominantemente remota e te afirmo que a maior distância entre as pessoas não é geográfica, é afetiva. Não importa em que parte do mundo você esteja, a distância é indiferente. O que é realmente importante é a relação sincera e confiável que estabelecemos entre eu e você.

Instagram @psi.vandaaraujo - CLIQUE AQUI

Doctoralia - CLIQUE AQUI  / Site - CLIQUE AQUI


Vanda Araujo

Comentários


Instagram

Facebook