Vitória da Conquista dá início a ações do Agosto Lilás

Instituto colocou cruzes em alusão às vítimas de feminicídio

Foto: Blog do Sena


Desde a segunda-feira (7), data em que se celebra a criação da Lei Maria da Penha, que neste ano completa 17 anos, Vitória da Conquista está começando as ações do "Agosto Lilás". Dentre as que mais chamaram atenção está a do "Instituto TEAR - Trabalhar, Esperançar, Acolher e Realizar".

Com auxílio da Guarda Municipal e do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), várias cruzes foram colocadas nas avenidas Olívia Flores e Integração. Nelas, pintadas de lilás, há frases usadas por agressores para "justificarem" suas condutas.

A ação visa chamar atenção e conscientizar a população sobre os números alarmantes de violência contra a mulher e feminicídio tanto em Conquista como em todo o país.

Leia também: Mega Conversa com a delegada Gabriela Garrido sobre feminicídio e outras formas de violência contra a mulher

Prefeita sanciona lei que cria 'Secretaria da Mulher'

Também nesta segunda, a prefeita Sheila Lemos (UB), sancionou a lei que cria a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), órgão que tende a dar atenção às pautas das mulheres, como a busca por equidade, por exemplo.

Além disso, a prefeitura estima que em cerca de 90 dias a Unidade de Acolhimento para Mulheres de Vitória da Conquista estará em pleno funcionamento. O intuito é que o local receba vítimas que corram risco de morte.

“Combater a desigualdade de gênero, especialmente as vulnerabilidades que culminam nas diversas formas de violência contra as mulheres, é uma questão urgente no mundo inteiro. Aqui, em Vitória da Conquista, desejo continuar fazendo uma gestão diferenciada, conduzida pelo olhar sensível e atento de quem também é mulher e conhece o peso de todas essas injustiças. Vamos continuar trabalhando incansavelmente para proteger as nossas meninas e mulheres e combater não apenas a violência doméstica, como todas as expressões de violência motivadas por gênero em nosso município”, afirmou a prefeita Sheila Lemos ao site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Comentários




Instagram

Facebook