Câmara de Vitória da Conquista realiza audiência pública para debater fortalecimento do teatro amador na próxima terça-feira (2)

Proposta pelo vereador Ivan Cordeiro, reunião busca discutir a escassez de investimentos e a falta de infraestrutura cultural na cidade

  • Ane Xavier
  • Atualizado: 27/05/2026, 10:26h

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista sediará, na próxima terça-feira (2), uma audiência pública voltada para analisar o cenário atual e traçar estratégias de fortalecimento do teatro amador no município. A iniciativa, proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Ivan Cordeiro, visa reunir atores, diretores, produtores, coletivos cênicos e demais agentes culturais em um debate sobre os desafios da categoria.

O objetivo central do fórum é diagnosticar as razões pelas quais a produção teatral amadora local perdeu força nos últimos anos, apesar do potencial histórico da cidade na revelação de dramaturgos e talentos cênicos. Segundo representantes da classe artística, o setor enfrenta sérias barreiras de desenvolvimento devido à escassez de editais de fomento e à falta de manutenção e modernização nos equipamentos públicos existentes.

O vereador Ivan Cordeiro ressaltou que a fragilidade da cadeia produtiva do teatro está diretamente atrelada às carências de infraestrutura que afetam toda a cadeia do turismo de eventos e negócios da cidade.

O parlamentar relembrou que a cobrança por novos espaços é uma bandeira antiga de seu mandato. Em julho de 2023, Cordeiro protocolou uma indicação oficial direcionada ao governador Jerônimo Rodrigues e ao deputado estadual Vitor Azevedo, solicitando a construção de um Centro de Convenções na Zona Oeste do município para descentralizar o acesso aos palcos.

"A falta de fomento e de infraestrutura adequada tem sufocado o potencial dos artistas locais. Faltam equipamentos públicos adequados, como um Centro de Convenções estruturado, somada à escassez de um incentivo governamental efetivo. Acreditamos que, por meio desta audiência, a própria classe artística saberá identificar com propriedade os caminhos a serem traçados para que o teatro conquistense volte a ocupar seu espaço de destaque", pontuou o presidente da Câmara.

Os profissionais da cultura do município têm manifestado insatisfação crônica em relação aos dois principais palcos de Vitória da Conquista, apontando entraves técnicos e burocráticos:

  • Teatro Carlos Jehovah: Espaço de forte valor histórico para as produções amadoras, o local é alvo constante de cobranças devido a longos períodos de fechamento e pela falta de equipamentos básicos de infraestrutura cênica, como sistemas modernos de sonorização e iluminação técnica.

  • Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima: Embora seja um dos complexos culturais mais completos da região sudoeste, produtores independentes relatam enfrentar problemas com a acústica da sala de espetáculos, sérias limitações de pauta na agenda oficial e exigências regulamentares consideradas rígidas demais para grupos locais de menor porte.

Além dos problemas logísticos nos teatros, coletivos independentes como o Movimenta Cultura Conquista vêm cobrando maior transparência institucional na liberação de recursos, desburocratização de incentivos e uma abertura real de diálogo por parte da gestão pública da cultura. A audiência do dia 2 de junho pretende canalizar essas reivindicações para a construção de um documento de propostas que possa nortear futuras políticas públicas voltadas ao setor.

*Com informações do site da Câmara

Comentários


Instagram

Facebook