Gabriela Garrido cobra fiscalização de terrenos e alerta para incêndios em Vitória da Conquista

Durante sessão desta quarta-feira (12), vereadora também abordou segurança pública e convidou população para audiência do Agosto Lilás sobre violência contra a mulher

Foto: Ascom Câmara Municipal
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 12/08/2026, 02:56h

Durante a sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista desta quarta-feira (12), a vereadora Gabriela Garrido (PV) abordou questões relacionadas à segurança pública, ao enfrentamento à violência contra a mulher e a problemas ambientais registrados no município. Entre os pontos levantados pela parlamentar estão a ocorrência de incêndios, o descarte irregular de lixo e a necessidade de fiscalização de terrenos particulares.

Ao falar sobre segurança pública, Gabriela afirmou que, apesar de a Bahia ainda apresentar índices considerados preocupantes, houve redução de 18% nos homicídios no estado. Segundo a vereadora, o resultado está relacionado aos investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de segurança pública.

Ela também mencionou redução nos registros de furtos e roubos de celulares e destacou a atuação das forças de segurança em Vitória da Conquista. “Nossa cidade, graças a Deus, conta com um corpo técnico policial que tem nos afastado dessa realidade terrível das facções criminosas”, declarou.

Durante o pronunciamento, Gabriela convidou a população para uma audiência pública sobre o Agosto Lilás, marcada para a próxima quarta-feira, às 19h. A campanha é voltada à conscientização e ao enfrentamento à violência contra a mulher. A vereadora defendeu que o debate não fique restrito às mulheres e ressaltou o caráter social do problema.

“A violência doméstica não é um problema apenas das mulheres, é um problema social que nós enfrentamos. É uma chaga social”, afirmou. Para a parlamentar, discutir as raízes culturais da violência e ampliar a participação da sociedade são medidas necessárias para o enfrentamento do problema no município.

Descarte de lixo irregular e animais peçonhentos na cidade

Gabriela também chamou atenção para reclamações recebidas de moradores sobre descarte de lixo, terrenos sem manutenção e ocorrência de incêndios. Segundo ela, uma das visitas recentes de seu mandato ocorreu no bairro Nossa Senhora Aparecida, onde moradores relataram problemas relacionados às duas situações.

A vereadora alertou ainda para a possibilidade de agravamento das condições de seca nos próximos meses e defendeu ações de conscientização e prevenção aos incêndios. Ela ressaltou que as queimadas provocam consequências não apenas ambientais, mas também para a saúde da população devido à exposição à fumaça.

“Levar consciência à população e ter projetos que combatam os incêndios é essencial, não só para o meio ambiente, mas para a saúde das pessoas, porque a fumaça inalada causa danos à saúde”, afirmou.

Outro problema apontado por Gabriela foi a presença de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, em áreas urbanas. A parlamentar relacionou parte das ocorrências à falta de manutenção e limpeza de terrenos particulares. Segundo a vereadora, cabe aos proprietários manter os imóveis limpos e adotar medidas para impedir o descarte irregular de resíduos. Nesse sentido, ela defendeu maior fiscalização do poder público e a notificação dos responsáveis por terrenos que estejam em situação inadequada.

“Não cabe à Prefeitura limpar. Quem tem que limpar o terreno é o dono do terreno. Quem tem que murar o terreno para que não joguem lixo nele é o dono do terreno”, declarou. Gabriela encerrou a fala cobrando que os proprietários sejam fiscalizados e notificados para cumprir as obrigações relacionadas à manutenção dos terrenos.

Comentários


Instagram

Facebook