Datafolha mostra Lula com 40% e Flávio Bolsonaro com 36% no 1º turno

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) aponta 47% para Lula e 45% para Flávio Bolsonaro em eventual segundo turno

Fotos: Reprodução
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 25/09/2026, 09:42h

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra Lula (PT) com 40% das intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno das eleições de 2026. Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 36%. A diferença de quatro pontos percentuais está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. No levantamento anterior, divulgado em 17 de setembro, Lula tinha 39% e Flávio Bolsonaro, 36%.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, os demais resultados foram:

  • Augusto Cury (Avante): 5%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 4%
  • Renan Santos (Missão): 3%
  • Romeu Zema (Novo): 1%
  • Samara Martins (UP): 1%
  • Edmilson Costa (PCB): 0%
  • Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
  • Wilson Grassi (Democrata): 0%
  • Leonardo Avalanche (PRTB): 0%
  • Clariana Barão (DC): 0%
  • Hertz Dias (PSTU): 0%
  • Em branco, nulo ou nenhum: 5%
  • Indecisos: 2%

Leonardo Avalanche passou a aparecer nesta edição no lugar de Pablo Marçal (PRTB), que não consta mais entre os candidatos considerados pelo levantamento.

Segundo turno

Em uma eventual disputa de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o Datafolha registra 47% para Lula e 45% para Flávio. Em branco, nulo ou nenhum somam 7%, enquanto 1% dos entrevistados não soube responder.

O levantamento também simulou outros quatro cenários de segundo turno:

  • Lula x Ronaldo Caiado: 46% a 44%;
  • Lula x Romeu Zema: 48% a 39%;
  • Lula x Renan Santos: 48% a 39%;
  • Lula x Augusto Cury: 46% a 43%.

Segundo a pesquisa, 80% dos eleitores afirmam estar totalmente decididos sobre o candidato em quem pretendem votar, enquanto 20% dizem que ainda podem mudar de escolha.Entre os eleitores de Lula, 87% afirmam estar totalmente decididos. Entre os que declararam intenção de votar em Flávio Bolsonaro, o índice é de 85%.

Na rejeição, os dois aparecem com o mesmo percentual: 45% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito nenhum em Lula, enquanto outros 45% afirmam o mesmo em relação a Flávio Bolsonaro.

Quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 36%, contra 27% de Flávio Bolsonaro. Na pesquisa anterior, os percentuais eram de 35% e 26%, respectivamente. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado espontaneamente por 4% dos entrevistados. Augusto Cury teve 3%, Ronaldo Caiado e Renan Santos, 2% cada. Os que não souberam responder somaram 18%, ante 21% na pesquisa anterior. Em branco, nulo ou nenhum correspondem a 5%.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do governo Lula. 50% afirmaram desaprovar a gestão, enquanto 47% disseram aprová-la e 3% não souberam responder. Na avaliação geral, 40% consideram o governo ruim ou péssimo, 34% classificam como ótimo ou bom e 24% como regular. Outros 2% não souberam responder.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 22 e 23 de setembro, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00304/2026.

Comentários


Instagram

Facebook