Implantação de fábrica de carros elétricos na Bahia é anunciada pelo governador e pela CEO de empresa chinesa

A expectativa é que serão gerados mais de 5 mil empregos diretos e indiretos

Da Mega/Fotos: Feijão Almeida/GOVBA


Foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta terça-feira (4) a instalação planta industrial para a produção de carros elétricos no município de Camaçari. O anúncio foi feito ao lado da CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da empresa chinesa BYD, Stella Li, no Farol da Barra, em Salvador.

O investimento será de R$ 3 bilhões para a instalar três fábricas para a produção de veículos de passeio elétricos e híbridos, caminhões elétricos, chassis de ônibus, além do processamento de lítio e ferro fosfato. A expectativa é que serão gerados mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o governo do Estado, as unidades em Camaçari serão divididas em três: uma para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus, com possibilidade de abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Uma outra fábrica será dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano. Nas fases seguintes, a capacidade poderá ser ampliada para chegar até 300 mil unidades por ano. Já a terceira fábrica, será voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, para atender ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

O início da produção deve ser no segundo semestre de 2024. A implantação da BYD vai ser garantida através de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, como a redução do ICMS e do IPVA. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, os carros elétricos produzidos na Bahia e com valores até R$ 300 mil serão isentos de IPVA no Estado.

Comentários


Instagram

Facebook