Sesab: Casos de dengue grave aumentam 168% na Bahia, mas mortes diminuem

Durante os seis primeiros meses de 2023 foram 670 casos, contra 250 no mesmo período de 2022

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Da Sesab


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou um aumento de 168% nas formas graves da dengue em comparação ao ano passado no primeiro semestre do ano. Em uma comparação anual, durante os seis primeiros meses de 2023 foram 670 casos, contra 250 no mesmo período de 2022.

Em contrapartida, houve uma queda de 55% no número de mortes por dengue grave no primeiro semestre entre o ano passado e este ano. De acordo com a Sesab, em todo o estado foram registrado 9 casos de óbito, seis deles transitam entre dengue e dengue grave, ocorrendo nos seguintes municípios: Feira de Santana (3), Jandaíra (1), Campo Alegre de Lourdes (1), Boninal (1), Mucuri (1), Mirante (1) e Vitória da Conquista (1). 

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro, explica sobre a forma grave da doença: “A gravidade da dengue não é definida apenas pela existência de hemorragias. Outras condições também se colocam como gravidade, a exemplo do choque e manifestações neurológicas. Por esse motivo, utiliza-se a nomenclatura dengue grave”.

Comentários


Instagram

Facebook