Prefeitura de Vitória da Conquista publica Decreto de situação de emergência por proliferação de arboviroses

  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 20/02/2024, 03:36h

A Prefeitura de Vitória da Conquista decretou nesta terça-feira (20) situação de emergência devido ao aumento de casos relacionados à dengue e outras arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos).

De acordo com a Prefeitura, a decisão veio em decorrência do grande número de casos notificados de doenças, como dengue, chikungunya e zika, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Decreto é válido por 30 dias.

Já foram notificados 1.901 casos suspeitos, sendo 322 confirmados para a dengue, 21 para chikungunya e um para zika, segundo a Prefeitura.

Leia mais: Relatos de casos de dengue e notificações da doença aumentam e Vitória da Conquista entra em alerta

A Prefeitura passou a disponibilizar quatro postos de saúde para atendimento prioritário para casos relacionados às doenças de arboviroses, estendendo seus horários de funcionamento. Os postos de saúde são Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade. Segundo a Prefeitura, “no turno vespertino, a partir das 14h, serão atendidos prioritariamente os pacientes considerados fichas verdes e azuis com sintomas de dengue ou de síndrome respiratória, e esse atendimento vai até às 22h”.

A Prefeitura também informou que foram providenciados leitos de retaguarda e um fluxo alinhado com a Santa Casa e o Samu 192 para o caso de haver necessidade de remoção de algum paciente em estado grave.

Há também uma reunião agendada entre a Prefeitura de Conquista com o Hospital Geral para definir o fluxo de pacientes com classificação amarela e vermelha.

Além disso, já uma reunião também foi agendada com a direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista para definir o fluxo de pacientes com classificação amarela e vermelha.

Comentários


Instagram

Facebook