Com aumento de casos de dengue, Prefeitura busca capacitação de profissionais de saúde

PMVCDivulgação
  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 21/02/2024, 11:52h

Devido ao aumento de casos suspeitos de dengue no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista promove evento de capacitação para funcionários públicos da saúde durante esta semana. O evento acontece no auditório Lúcia Dórea, no Cemae, e conta com a participação da classe médica e de enfermagem.

A capacitação é para preparar melhor as equipes para o atendimento de doenças relacionadas a arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, segundo a Prefeitura.

Em publicação no site da Prefeitura, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Amanda Lima, diz que a iniciativa tem o intuito de melhorar o atendimento aos pacientes em que seja possível não deixar com que os casos se agravem.

“Houve uma atualização do manejo clínico feito pelo Ministério da Saúde, agora em 2024, e nós estamos repassando essas informações para todos os profissionais, para que a gente esteja preparada para manejar esse agravamento que a dengue pode causar na saúde das pessoas”, disse.

De acordo com a nota da Prefeitura, “as capacitações dos profissionais da Atenção Básica continuarão ocorrendo por quantidade limitada de equipes até a próxima sexta-feira (23), de forma que não cause prejuízos ao atendimento de rotina de todas as unidades".

Dengue no estado

Nesta terça-feira (20) a Prefeitura publicou um decreto de situação de emergência para doenças causadas por arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, pelo mosquito Aedes aegypti) no município.

Ontem também foi confirmada mais uma morte na Bahia por dengue. A Prefeitura de Barra do Choça, no Sudoeste baiano, divulgou boletim epidemiológico nesta terça-feira (20) em que consta um óbito pela doença. Esta seria a quarta morte por dengue no estado. As outras três já foram confirmadas pela secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

As outras três mortes confirmadas pela doença ocorreram nos municípios de Jacaraci, com dois óbitos, e em Piripá, com uma morte, segundo a Sesab.

Comentários


Instagram

Facebook