Construção de Hospital Universitário é pleiteado para Vitória da Conquista

Campus do Instituto Multidisciplinar em Saúde, em Vitória da Conquista. Foto: IMS/Reprodução
  • Da Mega
  • Atualizado: 04/03/2024, 10:49h

Uma comitiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de deputados baianos defenderam, na semana passada, em Brasília, a construção de um Hospital Universitário para Vitória da Conquista.

Esse seria o primeiro do interior da Bahia, segundo informações do Portal do Ministério da Educação. A Bahia conta com dois Hospitais Universitários, ambos em Salvador: o Hospital Universitário Professor Edgard Santos e a Maternidade Climério de Oliveira – UFBA

A reunião realizada na última quarta-feira (28) para pleitear o Hospital Universitário contou com as presenças do diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde, da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA), Márcio Vasconcelos, do reitor da UFBA, Paulo Miguez, do vice-reitor, Penildon Silva Filhos, deputados Waldenor Peireira, Lídice da Mata, Jorge Solla e Daniel Almeida, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro.

De acordo com publicação no site do IMS, o diretor Márcio Vasconcelos disse que a proposta de criação do Hospital Universitário – Macrorregião Sudoeste, ligado ao Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), é uma aspiração da comunidade regional e que será um Centro de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde, agregando a prestação de serviços e ações assistenciais à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda de acordo com a publicação, a Secretaria de Saúde da Bahia apontou que a necessidade de implantação do hospital, com 300 leitos, se justifica não só como hospital-escola para os estudantes da universidade, mas para atendimento das populações de Conquista e da região.

Há uma previsão de reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para inclusão do novo hospital no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, posteriormente, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com a ministra da Saúde Nísia Trindade.

Comentários


Instagram

Facebook