Eleições 2026: veja a ordem de votação na urna e como usar a colinha
Eleitor fará seis escolhas no primeiro turno deste domingo (4); duas vagas para o Senado serão preenchidas e celular não poderá ser levado para a cabine
Os eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo (4) para o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. Neste ano, serão seis escolhas na urna eletrônica, e conhecer a ordem de votação pode ajudar a evitar dúvidas no momento do voto. A sequência foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e começa pelas eleições proporcionais, para deputados, e termina nas disputas majoritárias para governador e presidente.
Qual será a ordem de votação?
No primeiro turno, o eleitor deverá votar nesta sequência:
- Deputado federal — quatro dígitos;
- Deputado estadual ou distrital — cinco dígitos;
- Senador — primeira vaga — três dígitos;
- Senador — segunda vaga — três dígitos;
- Governador — dois dígitos;
- Presidente da República — dois dígitos.
Ao iniciar cada votação, a urna exibirá informações como nome, fotografia, cargo e partido da candidatura. O eleitor deve conferir os dados antes de pressionar a tecla verde “Confirma”.
Uma das principais diferenças destas eleições é que duas vagas para o Senado estarão em disputa em cada estado. Por isso, o eleitor votará duas vezes para senador. Os dois votos precisam ser destinados a candidatos diferentes. Caso a mesma candidatura seja escolhida e confirmada nas duas oportunidades, o segundo voto será anulado.
O TSE também permite que o eleitor leve uma cola eleitoral em papel com os números das candidaturas escolhidas. A Justiça Eleitoral inclusive disponibiliza um modelo para impressão, já organizado na ordem em que os cargos aparecem na urna. A anotação pode ser consultada durante a votação e ajuda a evitar que o eleitor precise memorizar todos os números. Mas atenção: a cola deve ser de papel. O celular não pode ser levado para a cabine de votação.
Antes de entrar na cabine, o aparelho deve ser desligado e deixado no local indicado pelos mesários. A regra também vale para máquinas fotográficas, filmadoras e outros equipamentos que possam comprometer o sigilo do voto.
O eventual segundo turno está marcado para 25 de outubro e será realizado apenas nas disputas para presidente e governador.
Nesse caso, a ordem será:
- Governador — dois dígitos;
- Presidente da República — dois dígitos.
Se houver segundo turno apenas para um dos cargos, o eleitor votará somente naquela disputa.







