Moradores denunciam descarte irregular de pneus na zona Oeste de Vitória da Conquista e cobram providências

  • Júnior Patente
  • Atualizado: 02/11/2026, 09:52h

Acúmulo de pneus nas áreas externas do Anel Rodoviário, no acesso ao bairro Emílio Carlos e perto dos residentes Ipê e Pau Brasil, moradores preocupados. Comunidade alerta para riscos de proteção contra mosquitos da dengue e aparecimento de animais peçonhentos.

Moradores do bairro Miro Cairo e localidades próximas, na zona Oeste de Vitória da Conquista, denunciam o descarte frequente e irregular de pneus em áreas próximas ao Anel Rodoviário, nas imediações do acesso ao bairro Emílio Carlos. A situação também ocorreu nas proximidades dos residentes de Ipê e Pau Brasil, provocando preocupação entre as famílias que vivem na região.

Segundo relatos enviados à reportagem, o descarte acontece diariamente. Um dos moradores afirma que já tentou chamar a atenção da pessoa apontada pela comunidade como responsável pelo depósito dos pneus, mas teria recebido como resposta a alegação de que existe autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para utilização do espaço.

A principal preocupação dos moradores está relacionada aos riscos ambientais e sanitários provocados pelo acúmulo desse tipo de material. Quando expostos à chuva, os pneus podem acumular água e se transformar em criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além das doenças transmitidas pelo mosquito, os moradores se preocupam com o aparecimento de ratos, baratos e escorpiões nas proximidades dos locais onde os pneus são depositados.

Um dos denunciantes cobra uma intervenção da Prefeitura e questiona a suposta autorização para o descarte. Segundo ele, a comunidade não aceita que uma área próxima às residências seja utilizada para esse tipo de finalidade específica sem os devidos cuidados ambientais e sanitários.

Os moradores pedem que os órgãos municipais competentes realizem uma fiscalização no local, verifiquem o procedimento dos pneus, esclareçam se existe alguma autorização para o armazenamento e adotem exceções para a retirada do material, caso seja constatada irregularidade.

A reportagem encaminhou uma denúncia à Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Vitória da Conquista, solicitando esclarecimentos sobre a situação e eventuais medidas de fiscalização. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

A comunidade espera uma atuação do poder público antes que o problema se agrave, especialmente diante dos riscos à saúde e à qualidade de vida de quem reside nos bairros e conjuntos habitacionais próximos.

Comentários


Instagram

Facebook